Ir para o conteúdo
  • Sobre nós
  • Soluções

    Sistema de Gestão Jurídica com IA

    Monitoramento Processual Inteligente

    Plataforma de Jurimetria

    Inteligência de dados para negócios

    Kurier Meridio

    Centralize a gestão com automação de tarefas, fluxos e prazos em um só lugar.

    Kurier Analytics

    Use jurimetria avançada para transformar dados em insights preditivos e estratégicos.

    Kurier Distribuição

    Antecipe novos processos nas esferas Judicial e Administrativa e tenha mais agilidade e estratégia para atuação.

    Kurier Jurídico

    Conecte dados jurídicos para enriquecer análises, prevenir riscos e otimizar decisões.

    Kurier Andamento

    Monitore andamentos processuais em tempo real para ter controle sobre cada ação.

    Kurier Baixa

    Higienize sua base de processos, identifique ações encerradas e reduza custos operacionais.

    Kurier DJE

    Receba intimações e publicações jurídicas direto dos diários oficiais, sempre atualizadas.

    Kurier Data

    Enriqueça esteiras e sistemas com dados jurídicos confiáveis para validações e análises.

  • Segmentos

    Jurídico

    Financeiro

    Birôs de Credito

    Seguradoras

    Tecnologia

  • Cases de Sucesso
  • Conteúdos

    E-books

    Webinares

  • Blog
  • Portal do cliente

    Login Analytics

    Login Intimação

    Portal do Cliente

Agendar demonstração
  • 25 abr de 2018

Colina Tech

7 minutos

Quando e por que fazer a terceirização dos processos advocatícios?

A terceirização dos processos advocatícios pode ser uma opção mais viável para a maioria dos pequenos e médios negócios e também para as grandes empresas que não têm o costume de litigar na justiça.

Muito além do aumento do faturamento e do número de funcionários, o crescimento de um negócio também traz uma série de desafios para seus gestores. Um dos maiores diz respeito à construção de uma estrutura jurídica mais robusta, capaz de manter as operações da empresa dentro da lei e representar a organização em caso de demandas judiciais.

Pensando em te ajudar se vale a pena terceirizar ou não, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira na sequência!

Em que situação minha empresa pode precisar de um advogado?

Normalmente, as empresas buscam serviços de advocacia com duas finalidades específicas: consultoria ou representação judicial (atuação no contencioso). A consultoria é importante desde o início do negócio e pode ajudar o gestor a se formalizar corretamente.

Além disso, esse tipo de consultoria também ajuda a moldar os projetos da empresa conforme os limites do Direito, evitando futuros problemas. A consultoria jurídica também pode apontar o melhor caminho a ser seguido para que a empresa pague menos tributos e se exponha a um risco trabalhista menor, por exemplo.

Já a atuação no contencioso não tem esse caráter preventivo e geralmente acontece quando a empresa causa uma lesão aos direitos de um terceiro, que procura a Justiça para obter uma reparação.

Pode ser, ainda, que a empresa venha a ter os seus próprios direitos ameaçados por outras empresas, pelo Estado ou, até mesmo, por clientes ou fornecedores. Nesses casos, naturalmente, também é necessário um advogado para formular uma petição inicial e ajuizar uma ação para resguardar os interesses da organização.

O que é melhor: contratar um advogado ou terceirizar?

Antes de qualquer outra coisa, é importante destacar que uma atitude não exclui a outra. É perfeitamente possível ter um departamento jurídico próprio e, ainda assim, apostar na terceirização dos processos advocatícios e, de fato, é isso o que acontece na maioria das grandes empresas brasileiras.

No entanto, podemos afirmar que, para a maioria das pequenas e médias empresas brasileiras, o melhor mesmo é terceirizar por completo. Já imaginou ficar sem funcionários para atender aos clientes porque você decidiu manter um advogado na folha de pagamento da organização?

O que faz um departamento jurídico?

Como já mencionamos, o advogado corporativo ou o departamento jurídico de uma empresa é responsável, em síntese, por duas tarefas primordiais: gerir processos judiciais em que a empresa seja parte e elaborar pareceres para a diretoria e demais órgãos da empresa em caráter consultivo.

Mesmo que a empresa contrate um escritório de advocacia terceirizado, seu departamento jurídico deve continuar acompanhando os processos, de modo a fiscalizar e avaliar a qualidade do serviço prestado. O jurídico também tem a função de fazer uma ponte entre o escritório e a diretoria da empresa.

Em paralelo, esse departamento também serve para tirar as dúvidas jurídicas de outros setores dentro da organização. Pode ser, por exemplo, que o diretor de marketing da empresa precise do advogado presente nas reuniões a respeito de um novo produto ou projeto, já que a viabilidade jurídica também precisa ser avaliada, fazendo com que o jurídico se torne cada vez mais um setor estratégico.

O que faz um escritório contratado?

O escritório contratado, por sua vez, tem um conjunto bem mais restrito de tarefas, que geralmente vêm previstas por expresso em um contrato de honorários e prestação de serviços advocatícios.

No contencioso, o mais comum é que seja elaborado um contrato diferente para cada processo judicial delegado ao escritório, embora não seja incomum a celebração de contratos por lotes de processos. A função do escritório passa a ser de agir em nome da empresa dentro daquele processo, comparecendo a audiências, prestando informações ao juiz, elaborando petições, recursos etc.

Já no consultivo, um escritório de advocacia pode funcionar como qualquer outro tipo de consultoria. Celebra-se um contrato em que o escritório se compromete a conhecer a empresa e a elaborar um parecer com tudo aquilo que pode melhorar na estrutura jurídica.

Quais são as vantagens de terceirizar processos advocatícios?

A terceirização do jurídico ou de parte dele pode trazer uma gama imensa de vantagens para o negócio. Talvez a primeira grande vantagem seja o fato de a empresa poder contar sempre com um especialista para orientar suas ações e representar seus interesses em juízo. Mesmo que conte com um setor jurídico, dificilmente a empresa terá um profissional especializado em cada área do direito.

Outra grande vantagem é a redução de custos. À medida que a empresa vai crescendo, os problemas crescem junto. Já pensou enviar os advogados da empresa a todos os cantos do país para realizar audiências e outras diligências processuais? Contratando um advogado local, é possível cortar as despesas com deslocamento e também com as diárias.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que as disputas judicias certamente não fazem parte do objeto social de nenhum negócio. Por isso, a terceirização dos processos advocatícios pode ajudar a empresa a se concentrar naquilo que importa de verdade: agradar o cliente.

Quais são os cuidados necessários na hora de contratar um escritório de advocacia?

É preciso tomar alguns cuidados para que a contratação de um escritório de advocacia não se torne mais um problema para a empresa. Procure pesquisar um pouco sobre a história do escritório e também sobre a idoneidade dos profissionais que nele atuam.

Outro fator importante para tentar estimar a qualidade do serviço prestado é avaliar a estrutura do escritório. É importante que exista, por exemplo, uma estrutura física capaz de recepcionar os oficiais de justiça e os advogados da parte adversa, caso surja a possibilidade de uma solução amigável.

Além da estrutura física, é interessante observar também aquilo que não está diante dos olhos. Estamos falando, é claro, da tecnologia empregada pelo escritório no seu dia a dia. Sabemos que a prestação de um bom serviço advocatício depende, atualmente, da disponibilidade de ferramentas tecnológicas apropriadas.

Quando seu advogado tem acesso a tecnologia de ponta, a terceirização dos processos advocatícios é mais simples, o atendimento é bem mais rápido e eficiente, o que significa que você não ficará longos minutos no telefone ou um dia inteiro esperando um e-mail apenas para obter uma informação simples, como o andamento atualizado do processo.

E então, gostou do nosso post? Então, nos siga no Instagram e acompanhe muitas outras novidades do mercado jurídico!

Notícias Relacionadas

Capa - Gestão jurídica em escritórios de advocacia e departamentos

Gestão jurídica de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos 

Entenda o que é petição de juntada e como fazê-la

Entenda o que é petição de juntada e como fazê-la

Fenalaw completa duas décadas de Inovação Jurídica

Fenalaw completa duas décadas de Inovação Jurídica  

Compartilhe

Assine gratuitamente a Kurier News e fique por dentro das novidades que estão transformando o mercado com tecnologia e dados.

Instagram Linkedin-in Youtube Whatsapp

Institucional

  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco

Privacidade e Cookies

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contato Titular de Dados
  • Condições de Contração
  • Condições de Contração Saas

Soluções

Nossas soluções

  • Kurier Distribuição
  • Kurier DJE
  • Kurier Intimação
  • Kurier Andamento
  • Kurier Jurídico
  • Kurier Baixa
  • Kurier Meridio
  • Kurier Analytics
  • Kurier Data

Segmentos de atuação

  • Jurídico
  • Financeiro
  • Birôs de Crédito
  • Seguradoras
  • Tecnologias

Conteúdos

  • Blog
  • Cases de sucesso
  • Materiais Gratuitos
  • E-books
  • Webinares

Entre em contato

  • 0800 729 2090
  • (81) 2101-3737

Ou fale diretamente com um de nossos consultores

Falar com consultor

© 2025 Kurier Tecnologia | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Colina Tech

Sobre nós

Soluções

Sistema de Gestão Jurídica com IA

Monitoramento Processual Inteligente

Plataforma de Jurimetria

Inteligência de dados para negócios

Kurier Meridio

Centralize a gestão com automação de tarefas, fluxos e prazos em um só lugar.

Kurier Analytics

Use jurimetria avançada para transformar dados em insights preditivos e estratégicos.

Kurier Distribuição

Antecipe novos processos e tenha informações antes da notificação oficial para agir com agilidade.

Kurier Jurídico

Conecte dados jurídicos para enriquecer análises, prevenir riscos e otimizar decisões.

Kurier Andamento

Monitore andamentos processuais em tempo real para ter controle sobre cada ação.

Kurier Baixa

Higienize sua base de processos, identifique ações encerradas e reduza custos operacionais.

Kurier DJE

Receba intimações e publicações jurídicas direto dos diários oficiais, sempre atualizadas.

Kurier Data

Enriqueça esteiras e sistemas com dados jurídicos confiáveis para validações e análises.

Segmentos

Jurídico

Financeiro

Birôs de Credito

Seguradoras

Tecnologia

Cases de sucesso

Conteúdos

E-books

Webinares

Blog

Portal do cliente

Login Analytics

Login Intimação

Portal do Cliente

Agendar demonstração