“O Kurier Analytics tem sido fundamental nesse processo, sem ele não conseguiria fazer o que faço hoje.”
Christianne Gomes, sócia-gestora do QCA.

Christianne Gomes, sócia-gestora QCA e Laura Monteiro, líder do time Report QCA, que apresentaram Case de Sucesso na Fenalaw 2022, em São Paulo.
Após identificar um alto volume de judicialização, decisões e condenações padronizadas, além de um ticket médio de perda muito elevado, o QCA percebeu que precisava interromper esse cenário. Ao perceber o potencial do uso da Jurimetria, o escritório adotou um posicionamento estratégico para prevenir casos de judicialização massificadas utilizando o Kurier Analytics.
A ferramenta permite fazer a comparação de informações, através de estatística aplicada ao Direito e da análise de dados. Assim, a plataforma tornou o processo de tomada de decisão mais fácil e assertivo para o time jurídico. “Vimos que precisávamos entender melhor os dados e utilizar tecnologia dentro da área de Direito, colher e cruzar informações da Justiça para extrair os melhores insights. O presente é isso e o futuro também”, afirma Christianne Gomes, sócia-gestora e líder da controladoria jurídica do escritório. Para isso, foi estruturada a unidade de Report com equipe multidisciplinar, além de definição de atuação estratégica e medidas de contenção.
“O Kurier Analytics torna o processo de tomada de decisão mais fácil e assertivo”
Extração ágil de informações
Dentro da dinâmica estabelecida, o escritório passou a utilizar o Kurier Analytics para comparações de mercado, análise de informações para identificação de tendências e acompanhamento de migrações (segmento e UF), entre outras finalidades. O time de Report fica responsável por extrair informações da plataforma e repassar para diversas células e equipes do escritório. Se antes um advogado precisava de mais prazo para levantar as informações de determinado cliente manualmente, hoje, com suporte da Jurimetria, em 15 minutos ele está apto para uma reunião. “A jurimetria pode ser aplicada a qualquer segmento e volumetria. Nossos advogados conseguem lidar com seus clientes com mais confiança, além de mostrar que dominam e controlam as tendências. Com isso ganham maior prestígio, o que leva a obter mais êxitos e acordos nos processos”, complementa.
A plataforma Kurier Analytics permite modelar cenários e tendências a partir da combinação de variáveis e pesquisa na base de dados que acumula mais de 315 milhões de processos e informações jurídicas dos últimos 12 anos da Justiça Brasileira.
“Queremos monitorar se ele (advogado adverso) está fazendo migração de segmento e ampliação de área geográfica e perceber suas movimentações”
“Verificamos na nossa base própria se o cliente está ganhando ou perdendo e se são ações padronizadas. Depois comparamos informações no Kurier Analytics, para entender o comportamento de judicialização de um determinado advogado. Queremos monitorar se ele está fazendo migração de segmento e ampliação de área geográfica e perceber suas movimentações”, explica Laura Monteiro, líder do time de Report.
As ações alcançadas com o projeto incluíram mais assertividade na captura de informações e agilidade na resolução da problemática de determinado cliente. Isso se mostrou um mecanismo eficaz de identificação precoce do advogado adverso massificado. O resultado alcançado chegou a 90% de redução de judicializações em determinados tipos de ações. “Tratamos precocemente os casos para não se transformarem em uma avalanche. O Kurier Analytics tem sido fundamental neste processo, sem ele não conseguiria fazer o que faço hoje”, ressalta Christianne Gomes.